quarta-feira, 26 de março de 2008

Mosteiro dos Jerónimos



Recentemente numa visita a Capital para ver um concerto, decidi dedicar um pouco de tempo para conhecer algumas coisas em Lisboa como mostra esta imagem , foi conhecer o Mosteiro dos Jeronimos. Gostei, de vez em quando tambem devemos dedicar um pouca da nossa vida a parte historica e que faz de nos aquilo que somos hoje. Bem, como eu não sou grande historiador aqui fica um pouco acerca deste monumento, acompanhada por mais uma magnifica fotografia tirada por mim. :)

"
Encomendado pelo rei D. Manuel I, pouco depois de Vasco da Gama ter regressado da sua viagem à Índia, foi financiado em grande parte pelos lucros do comércio de especiarias. Escolhido o local, junto ao rio em Santa Maria de Belém, em 1502 é iniciada a obra com vários arquitectos e construtores, entre eles Diogo Boitaca (plano inicial e parte da execução) e João de Castilho (abóbadas das naves e do transepto – esta com uma rede de nervuras em forma de estrela –, pilares, porta sul, sacristia e fachada) que substitui o primeiro em 1516/17. No reinado de D. João III foi acrescentado o coro alto.
Deriva o nome de ter sido entregue à
Ordem de São Jerónimo, nele estabelecida até 1834. Sobreviveu ao sismo de 1755 mas foi danificado pelas tropas invasoras francesas enviadas por Napoleão Bonaparte no início do século XIX.
Inclui, entre outros, os túmulos dos reis
D. Manuel I e sua mulher, D. Maria, D. João III e sua mulher D. Catarina, D. Sebastião e D. Henrique e ainda os de Vasco da Gama, de Luís Vaz de Camões, de Alexandre Herculano e de Fernando Pessoa.
"
Sendo este monumento considerado Patrimonio mundial da UNESCO, aqui fica o site,
Página da UNESCO sobre o Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém (em inglês)

1 comentário:

Little Angel disse...

Boa perspectiva...

Tens que continuar com as visitas culturais!!

**